Por sorte não me deu uma coisinha má...
O acordar e o despertar são coisas completamente diferentes. Eu acordo por norma às 7h mas só desperto por volta das 10h, não sou a morning person, não salto da cama com aquela vontade de agarrar o dia pelos chifres. Não, eu gosto de começar o dia com calma, sem barulhos que me pertubem o sistema, pouca conversa, zero stress, uma cena zen. Mesmo as pessoas para quem trabalho sabem, que até às 10h o meu cérebro está, naquela lanzeira boa das manhãs de domingos de chuva.
Mas ontem, esta que vos escreve despertou de uma forma extremamente violenta, fosse ela sofrer de problemas cardíacos e hoje não estaria aqui para contar a história.
Não sei muito bem que horas eram, mas ainda não tinha despertado, quando o telemóvel, que está sempre em silêncio, dá em tocar desalmadamente, um chinfrim alucinado e ganha-me vida própria no bolso das calças, de tanto que tremia. Apanhei um susto tão grande que até a alma me saiu do corpo.
Mas calma, que isto não fica por aqui, o que vem a seguir foi ainda mais dramático. De telemóvel na mão, ao mesmo tempo que tentava perceber como se desligava a sirene, tentava perceber a mensagem que visualizava no ecrã do telemóvel. Foram alguns os segundos estranhos, porque o meu cérebro lerdamente lerdo àquela hora, só guardou aquilo que parecia ser o importante da mensagem, as letras maiores que os olhos viram.
"⚠️" " Level Red". "Stay Indoors".
Entretanto, nesta azáfama, lá consegui começar a raciocinar e percebi que bastava clicar no ok para desligar a sirene e vi, que não tinha lido o inicio da mensagem que dizia " TEST TEST TEST"
O que era aquilo? O Luxemburgo está a testar um novo sistema de alertas em caso de calamidades naturais, tiroteios, etc... que permita avisar as pessoas que se encontrem em zonas de perigo.
Contra isso nada, invistam lá os euros que tiverem de investir para a segurança do pessoal. Mas custava muito terem enviado uma mensagem dias antes a informar do que ia acontecer? Epa... era gaja para ter infartado se por acaso ainda estivesse a dormir! E será preciso um alarme tão sonoro? Da forma estrondosa que aquela porra me entrou cérebro adentro, é capaz de deixar lesões graves se a receber muitas vezes.
Baixem lá um pouco os decibéis, é que, ninguém merece despertar desta forma.