No meu rural
Não sei se sabem, mas se não sabem ficam a saber, amanhã é feriado.
O dia nacional do Luxemburgo celebra-se a 23 de junho, data em que comemoramos o aniversário do Duque.
O Duque não faz anos amanhã, já fez em Abril, mas a Duquesa Carlota, sua avô, que fazia anos a 23 de janeiro, decidiu que o melhor seria festejar o aniversário em junho, porque os dias eram maiores e as temperaturas mais agradáveis, e assim tem sido desde então.
Mas a festa começa hoje dia 22. Manda a tradição que as pessoas vistam as cores do país e tragam o espírito festivo para a rua.
Desde o início da tarde que todos os caminhos vêm dar à vila, as pessoas reunem-se perto do palácio, para ver juntamente com o o Duque e a familia o render da guarda e depois em cortejo dirigem-se à praça da câmara para se juntarem aos deputados, parlamentares e etc ... etc... para assistirem ao desfile das colectividades, associações e a marcha das tochas, que é imperdível.
Por volta das 23h somos presenteados ( cof cof), com uns vinte minutos de um espetacular fogo de artifício. Não interessa pra nada quem paga... que é brutal lá isso é!
Depois muitos regressam a casa, mas a festa continua noite dentro com bailaricos, concertos em cada esquina e típicas barraquinhas onde podemos provar as especialidades da terra.
Ora, têm estado uns dias ensolarados, com o céu azul, sol radiante, noites espectaculares... nuvens nem vê-las.
O que ninguém lembrava, nem ao diabo lembra é que isto podia levar uma volta e...chover! Sim santinhas da minha vida, do céu tem caído chuva e da grossa. Depois acalma, depois novo dilúvio. Ao meio-dia mais parecia meia noite, tal foi o espectáculo de relampejada que mais parecia o dia do juízo final, estou a hiperbolizar um pouco para dar ênfase, entendem? Mas que foi assustador, lá isso foi!
E prontes com chuva será deveras aborrecido, então não era chamar o senhor S.Pedro para um face a face e dar-lhe umas chapadonas no...focinho, perdão, nariz, fuças ventas ...