Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mas para que raio quero eu um blog?

Um blog sem pernas para andar, com uma dona sem vontade de escrever.

Um blog sem pernas para andar, com uma dona sem vontade de escrever.

Mas para que raio quero eu um blog?

22
Set23

Estado clínico

Carla

Eu tenho problemas com médicos. Posso bem passar sem eles, e geralmente só vou nas últimas. Mas tenho aqui um problemazito que se arrasta a algum tempo, nada de grave. Insónias. Durmo pouco, umas horitas, que não são as suficientes para me levantar plena de energia, e os poucos neurónios que tenho estão a entrar em colapso, negam-se a fazer as sinapse como lhes compete. E como temo que com o tempo, e com a falta de horas de sono com qualidade, tenha problemas mais graves no futuro, fui ao médico.

Uma menina novinha, super simpática, que começou logo por me alertar dos problemas que o não dormir, podem ter na nossa saúde. Descobri também que sofro de bruxismo.

Calma! Não tem nada a ver com bruxos ou bruxas, (talvez o tenha sido noutra vida e tenha ardido na fogueira, ou como diz a Paula, "nós somos os filhos das bruxas que não arderam na fogueira"), nem coisa que nos valha.

Há anos que as pessoas se queixam que ranjo os dentes enquanto durmo e que é um tormento dormir ao meu lado. Eu sempre brinquei com isso e costumo dizer que enquanto durmo, o meu verdadeiro eu, revela-se. Hoje descobri o nome dado ao meu ranger de dentes. Bruxismo.

Depois dos problemas postos em cima da mesa, vieram as soluções para o "como ter uma noite revigorante de sono":

- temperatura do quarto a 17° (entramos logo em despesas. Tenho de comprar e mandar instalar um termóstato, um aparelho de ar condicionado para o verão e ligar o aquecimento no inverno, coisa que nunca faço, seca-me a garganta e dá-me dores de cabeça)

- quarto completamente escuro (tá sempre, a claridade irrita-me), num local sem barulho (moro numa rua principal do Luxemburgo, muito movimentada dia e noite, terei que falar com os srs da câmara para desviar o trânsito. E debaixo da janela do meu quarto é uma paragem de autocarros, vou enviar uma carta à CFL para alterar a rota do 3, 5, 29 e o city night bus. Posso também mudar de casa... mas as dificuldades em arrendar e as rendas ... talvez consiga um acordo mais rápido com as hipóteses anteriores!)

- escutar o corpo e os sinais de sono (escuto várias vezes ao dia, mas talvez seja despedida se me deitar a dormir no local de trabalho)

- 7 a 9h de sono é o ideal (acho que foi por isso que consultei um médico e paguei uma de consulta)

- actividade física de 30 minutos diários, mas nunca à noite (quando vou ao ginásio, quando vou ... é ao fim do dia, querem ver que é isto que me perturba o sono? Eu até acho que nesses dias durmo ferrada)

- evitar os turnos da noite (terei de me despedir? trabalho das 18h às 22h, mas não sei se é considerado como "turno da noite")

- deitar-se antes das 22h (eu tento, mas o patrão não me deixa sair mais cedo)

- evitar os ecrãs no quarto (não tenho) privilegiar um livro (faço isso à anos), nada de telemóvel no quarto (tá lá, sempre em off, funciona só como despertador, preciso dele todas as manhãs para acordar)

- evitar café depois das 15-16h (feito durante toda uma vida)

- refeições ligeiras à noite ( não faço nem ligeiras nem pesadas. Depois das 17h não como nada)

- chá relaxante à noite antes de dormir  (só se for para me levantar de 10 em 10 minutos com a bexiga a dar sinais que tem de ser despejada)

Não seria tão mais fácil e prático ter-me prescrito uma merdice qualquer, fraquinha, até à base de plantas, se preferisse, para me ajudar a dormir? Não! Tinha de vir com uma lista de soluções/tretas, sem interesse nenhum para a minha vida. Que perda de tempo ... mas vou aceitar a sugestão da protecção em silicone para não desgastar os dentes e relaxar a articulação  temporomandibular. Sobre fazer meditação e yoga, não vou sequer comentar.  E os longos passeios ao ar livre ... gosto bastante e faço sempre que posso.

E agora ... vou fazer mais qualquer coisa ao patrão. 

Continuação de um excelente dia a todos!

 

 

 

 

 

14 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub